quinta-feira, 7 de abril de 2011

Descomplicando a termologia das Agências - R.Kiiffner


Oi galera! Resolvi inaugurar meu post com o típico arroz e feijão do mundo dos modelos. Quantas vezes você, já se deparou com frases como: “O Scouter descobriu essa New Face”, ou “ Agora você irá para uma Go See leve seu Book e Composites para o Cliente”. 
Não é difícil ver pessoas com um ponto de interrogação saltando sobre a cabeça quando se escuta determinados termos usados em agências, por isso vou mostrar aqui uma espécie de dicionário que vai ajudar um pouco vocês a entenderem o significado de cada uma delas.

Vou usar apenas os termos utilizados com maior frequencia para exemplificar, quem desejar realmente um dicionário completo da termologia que é usadas  nas agências peça por e-mail e eu enviarei.

Dicionário de Modelês: (rs)

Agência de Modelos: Empresa que contrata modelos para participarem de anúncios, TV, revistas, editoriais de moda, entre outras campanhas, basicamente faz a ponte entre o cliente e o modelo.

Agência de Publicidade: Empresa de prestação de serviços, especializada no planejamento, organização e execução de programas de propaganda e publicidade para seus clientes. Cria anúncios apropriados para diversos veículos (rádio, televisão, jornal, revista, etc.) e cuida de sua publicação e transmissão.

Appointment: Compromisso da modelo com o cliente que é determinado pelo Booker da agência (indicação da modelo para o Casting).

Autorização para uso de Imagem: Espécie de contrato realizado pelo Fotógrafo,  Agência ou Editor para utilização legal das imagens onde o modelo aparece.

Book: Pasta ou álbum contendo as melhores fotos do modelo e trabalhos já publicados.

Booker: (do verbo “to book” – reservar ou confirmar uma atividade) Pessoa responsável pela agenda de compromissos profissionais da modelo. É o mediador entre o cliente e a modelo. É o responsável por indicar as modelos de acordo com o pedido dos clientes. Não só fiscaliza como também orienta o trabalho e conduta da modelo.

Cachêt:  Pagamento recebido pela modelo em troca de trabalho.

Cast: Elenco de modelos da Agência

Casting: Seleção para determinado trabalho onde o modelo participa.

Coordenador de Desfile: Cuida de todos os detalhes do desfile. Recruta as modelos, monta as roupas, prevê o ritmo, etc. Durante o evento, mantém a organização dos camarins e controla o andamento das entradas, saídas e trocas de roupas.

Exclusividade: Termo de compromisso acordado entre a modelo e o cliente ou a agência que a impede de trabalhar para concorrentes. Essa exclusividade deve sempre ser bem paga.

Go See: Visita de apresentação a clientes, produtores de moda e fotógrafos.

Griffe: Palavra francesa usada para definir a marca de uma confecção sofisticada ou a “assinatura” de um estilista ou designer muito conhecido.

Look: É o visual da  modelo, a imagem que ela passa para os outros.

Make-up: Ação de produção do modelo normalmente cabelo e maquiagem.

Manager: Profissional que dirige uma empresa ou determinada área de atividade. No caso das agências, é o responsável por grandes decisões. É o gerente da agência.

Métier: É o meio específico de uma determinada categoria profissional.

Mercado: Público consumidor que estabelece relação de oferta e procura de produtos ou serviços. Para a modelo, é o mercado da moda, das revistas, dos desfiles, etc..

New Face: Modelo em inicio de carreira ou recém admitido pela agência de modelos que ainda não é um Top Model.

Prêt-à-Porter: Coleções desenhadas por grandes estilistas para serem vendidas em série e a preços bem diferenciados.

Scouter: Pessoa contratada pelas agências como caça-talentos, que vão buscar novos rostos fora dos grandes centros.

Top Model: Modelo em grande evidência na agência.


Espero ter descomplicado um pouco a cabeça de vocês referente a esses termos.
Qualquer dúvida comentem ai e quem quiser o dicionário completo deixe o email também.

Abraço!

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