Oi galera! Resolvi inaugurar meu post com o típico arroz e feijão do mundo dos modelos. Quantas vezes você, já se deparou com frases como: “O Scouter descobriu essa New Face”, ou “ Agora você irá para uma Go See leve seu Book e Composites para o Cliente”.
Não é difícil ver pessoas com um ponto de interrogação saltando sobre a cabeça quando se escuta determinados termos usados em agências, por isso vou mostrar aqui uma espécie de dicionário que vai ajudar um pouco vocês a entenderem o significado de cada uma delas.
Vou usar apenas os termos utilizados com maior frequencia para exemplificar, quem desejar realmente um dicionário completo da termologia que é usadas nas agências peça por e-mail e eu enviarei.
Dicionário de Modelês: (rs)
Agência de Modelos: Empresa que contrata modelos para participarem de anúncios, TV, revistas, editoriais de moda, entre outras campanhas, basicamente faz a ponte entre o cliente e o modelo.
Agência de Publicidade: Empresa de prestação de serviços, especializada no planejamento, organização e execução de programas de propaganda e publicidade para seus clientes. Cria anúncios apropriados para diversos veículos (rádio, televisão, jornal, revista, etc.) e cuida de sua publicação e transmissão.
Appointment: Compromisso da modelo com o cliente que é determinado pelo Booker da agência (indicação da modelo para o Casting).
Autorização para uso de Imagem: Espécie de contrato realizado pelo Fotógrafo, Agência ou Editor para utilização legal das imagens onde o modelo aparece.
Book: Pasta ou álbum contendo as melhores fotos do modelo e trabalhos já publicados.
Booker: (do verbo “to book” – reservar ou confirmar uma atividade) Pessoa responsável pela agenda de compromissos profissionais da modelo. É o mediador entre o cliente e a modelo. É o responsável por indicar as modelos de acordo com o pedido dos clientes. Não só fiscaliza como também orienta o trabalho e conduta da modelo.
Cachêt: Pagamento recebido pela modelo em troca de trabalho.
Cast: Elenco de modelos da Agência
Casting: Seleção para determinado trabalho onde o modelo participa.
Coordenador de Desfile: Cuida de todos os detalhes do desfile. Recruta as modelos, monta as roupas, prevê o ritmo, etc. Durante o evento, mantém a organização dos camarins e controla o andamento das entradas, saídas e trocas de roupas.
Exclusividade: Termo de compromisso acordado entre a modelo e o cliente ou a agência que a impede de trabalhar para concorrentes. Essa exclusividade deve sempre ser bem paga.
Go See: Visita de apresentação a clientes, produtores de moda e fotógrafos.
Griffe: Palavra francesa usada para definir a marca de uma confecção sofisticada ou a “assinatura” de um estilista ou designer muito conhecido.
Look: É o visual da modelo, a imagem que ela passa para os outros.
Make-up: Ação de produção do modelo normalmente cabelo e maquiagem.
Manager: Profissional que dirige uma empresa ou determinada área de atividade. No caso das agências, é o responsável por grandes decisões. É o gerente da agência.
Métier: É o meio específico de uma determinada categoria profissional.
Mercado: Público consumidor que estabelece relação de oferta e procura de produtos ou serviços. Para a modelo, é o mercado da moda, das revistas, dos desfiles, etc..
New Face: Modelo em inicio de carreira ou recém admitido pela agência de modelos que ainda não é um Top Model.
Prêt-à-Porter: Coleções desenhadas por grandes estilistas para serem vendidas em série e a preços bem diferenciados.
Scouter: Pessoa contratada pelas agências como caça-talentos, que vão buscar novos rostos fora dos grandes centros.
Top Model: Modelo em grande evidência na agência.
Espero ter descomplicado um pouco a cabeça de vocês referente a esses termos.
Qualquer dúvida comentem ai e quem quiser o dicionário completo deixe o email também.
Abraço!
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